Clique em uma linha de produto para ver descrição e fornecedores.


Inscreva-se

Como escolher a cor da parede da sua casa

  Pintar a parede é uma das melhores maneiras de renovar a casa gastando pouco. Ao invés de gastar uma fortuna trocando móveis, você pode comprar uma lata de tinta e mudar completamente o visual do seu lar, mas aí vem uma das maiores dúvidas: como escolher a cor da parede ideal?   Apesar de ser uma questão bem comum, essa é uma dúvida que pode ser respondida facilmente com algumas dicas básicas de decoração e combinação de cores. Sabendo como as cores harmonizam o ambiente e como cada cômodo pede um toque especial, você pode escolher a cor da parede sem medo de errar   Como escolher a cor da parede da sua casa

Entendendo um pouco mais sobre a cor da parede

Antes de escolher a cor certa para a parede da sua casa, você precisa entender quais são os efeitos que cada tonalidade proporciona e como isso pode alterar completamente o seu ambiente. Cada cor traz um clima diferente. Se você não souber isso, tem chances de errar na escolha.   A cor da parede pode mudar completamente o seu estilo.   Vários estudos mostram que as cores influenciam no humor, estado de espírito e até mesmo na disposição. O vermelho, por exemplo, é uma cor que aumenta a sensação de fome. Usar muito na sua cozinha pode ser um erro.   Por isso, vamos dar algumas dicas de como escolher a cor certa de acordo com cada ambiente!

Combinando as cores certas na parede

Os quartos são lugares de descanso. Eles pedem cores mais aconchegantes e convidativas. Escolher por tons pastéis, ou as chamadas candy colors, pode deixar o espaço mais relaxante. O branco é a opção da maioria das pessoas, mas você pode investir em ouras cores leves para fugir do padrão.   Como escolher a cor da parede do quarto.   A sala de estar costuma ser um lugar aconchegante, como o quarto, mas com muitos toques de lazer. É um lugar pra se divertir com a família e com os amigos. Um tom forte, como verde, laranja e azul podem trazer mais alegria e vida para sua sala de estar, mas aposte em apenas uma parede forte e pinte as outros com tons mais leves. Uma ótima maneira de fazer isso sem errar na escolha é usando tons diferentes de uma mesma cor.   Escolher a cor da parede da sala de estar muda completamente o visual.   Os banheiros precisam ser limpos e leves. Por isso, maior parte das pessoas escolhem pelo branco, mas já mostramos aqui no blog que você pode apostar em banheiros coloridos para dar mais charme à decoração.   Os banheiros precisam ser limpos. Por isso, você precisa escolher a cor da parede certa.   A cozinha também precisa passar um tom de limpeza. É onde você preparará as refeições e precisa se sentir bem. Mas isso não significa que precisa ser sem graça. As cores fortes são excelentes para pintar a cozinha, mas é melhor não exagerar. O vermelho, amarelo e laranja aumentam a sensação de fome, principalmente quando usadas juntas. A melhor ideia é apostar em uma parede com cores fortes e as outras com tons bem claros.   Cuidado na hora de escolher a cor da parede. Deve ser limpa, mas precisa ser convidativa.   Se você tiver quartos que são usados como sala de estudos ou home office, a melhor dica é por um ambiente com paredes e lâmpadas bem claras. As cores muito fortes podem trazer um efeito errado para o ambiente, mas algumas detalhes amarelos, por exemplo, podem aumentar a eficácia do trabalho, como já explicamos nas dicas pra decorar home office.   Escolher a cor do home office é simples.

Escolher a cor da parede de acordo com o tamanho

Agora você já sabe os efeitos que as diferentes tonalidades passam e como os ambientes pedem cores diferentes, mas esse não é o único ponto que você deve levar em consideração na hora de escolher a cor da parede. Cada espaço tem sua particularidade e deve ser levado em consideração.   Escolha paredes claras para ambientes pequenos.   A primeira dica é que os ambientes pequenos pedem paredes claras. Se você tiver pouco espaço no lugar quer pintar, a melhor dica é apostar no branco para deixar o espaço mais claro e aumentar a sensação de espaço.   Escolher a cor da parede escura deixa o ambiente menor.   Agora, se as paredes que você vai pintar são muito grandes e você quer passar a sensação de que o espaço é um pouco menor, para ficar mais aconchegante, escolha as cores mais escuras pra dar a sensação delas serem menores.   Escolher listras verticais para parede aumenta o espaço.   Se você quer alongar um pouco o espaço, as listras verticais podem alongar a parede. A melhor escolha é pintar apenas uma das paredes com listras ou pintar duas, uma de frente pra outra. Ter todas as paredes listradas pode sobrecarregar o espaço. Já se o ambiente for muito comprido e você deseja estreitar, aposte nas listras horizontais com as mesmas dicas.   As paredes com listras horizontais deixam o espaço menor.

Escolhendo a parede principal

Quando você escolhe uma cor forte pra pintar uma parede, você não pode pintar qualquer uma das paredes do cômodo como destaque. Você deve escolher a principal parede do ambiente para que ela recebe esse efeito.   Como escolher a cor da parede e escolher a parede principal.   Se a parede errada for pintada com uma cor diferente, pode ter certeza que o ambiente ficará estranho. A parede principal é, normalmente, aquela que mais chama atenção no espaço. No quarto, por exemplo, é a que fica atrás da cabeceira da cama. Na sala, pode ser a da televisão, uma parede que seja corredor ou que tenha muitos quadros pendurados.  
Loja de Tintas em Mongaguá, Praia Grande, Santos, Guarujá e Vicente de Carvalho